![](http://www.megamensagens.com/upload/1043.gif)
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Devo deixar meus filhos jogarem games violentos
Por Içami Tiba
Uma criança que já tenha seus valores próprios adquiridos pela educação praticada pelos seus pais e escolas, talvez não se tornasse violenta, ou se tornasse, não seria tão rapidamente, pois aprenderia a estabelecer a diferença entre a violência dos games e da vida real. Mas se ela cresce em um meio familiar, escolar e social já violento, ela pode acreditar que a violência é um valor a ser desenvolvido para poder sobreviver. Para esta, a violência dos games seria facilmente passada para a violência da vida.
No Japão, cuja educação e cidadania do povo atraíram as atenções do mundo quando ele enfrentou o terremoto e o tsunami em março deste ano, praticamente a maioria das crianças joga os games contendo violência, como em qualquer parte do mundo. Nem por isso aumentou a violência entre as crianças, como ocorre no Brasil.
Se as crianças de ambos os países, Brasil e Japão, brincam com os mesmos games violentos, no Japão também as crianças deveriam ser violentas, mas não as são. Por que? Uma das grandes diferenças está na educação, e nos países onde os valores como empatia, respeito ao próximo, e responsabilidade social não são ensinados pelos seus pais e escolas às crianças desde a mais tenra infância, quando então aprendem o hedonismo egoísta, que é a realização das suas vontades prazerosas sem custos, pois quem os paga são os educadores e não elas.
A empatia, o que se sente pela outra pessoa, é um valor fundamental que faz parte da cidadania a qualquer humano que viva em sociedade, deve ser ensinada pelos pais em uma educação orquestrada. Cada vez que os pais ficam contrariados, desobedecidos, frustrados, felizes, realizados e/ou qualquer outro sentimento forte, é muito importante que seja dado feedback aos filhos, para que estes aprendam o que eles provocam nos seus pais. Pais que se calam não ensinam aos seus filhos o que eles provocam nas outras pessoas. Piora muito a violência e a depredação ambiental a falta de empatia para quem as sofre.
Na violência gratuita, comum nos games, o prazer em matar e destruir tudo à volta é egoísta e além de não aparecerem os sofrimentos das vítimas, dos seus familiares e amigos nem os custos das destruições provocadas pelo violento, ele ainda é premiado.
Há tempos, talvez uns 30 anos, vi em uma tira de humor de jornal, cujo autor não me recordo agora, esta sequência: 1º quadro: muitas pessoas entrando, portanto de costas para o leitor, num cinema, cujo imenso cartaz trazia um caubói parado, de frente, com os joelhos curvados para fora, como se andasse a cavalo, com um revólver de cada lado com as mãos afastadas, como se estivesse pronto para atirar primeiro, num duelo de vida ou morte... 2º quadro: dentro do cinema, o mocinho na tela na posição acima descrita e na platéia, aparecendo somente as nucas da platéia... 3º quadro: todos os homens saindo de pernas abertas como se estivessem com revólveres em seus coldres e prontos para sacá-los antes do seu rival, o bandido...
Se a criança já é mais agressiva, impulsiva, explosiva, gritona, mal-educada, não respeita regras sociais de convivência, menos empática, sem suportabilidade às mínimas frustrações e absorvedora de comportamentos inadequados à sua volta, como os da tira acima citada, os games violentos somente pioram o comportamento dela. Portanto, os pais têm que controlar e não deixar passar nada que piore seu comportamento, principalmente as atividades interativas como são os games violentos.
![](http://n.i.uol.com.br/educacao/icami_tiba_66.jpg)
Içami Tiba
Içami Tiba é psiquiatra e educador. Escreveu "Pais e Educadores de Alta Performance", "Quem Ama, Educa!" e mais 28 livros
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Professores da Bem-Me-Quer participam de Palestra no SESC
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjidCzkTKQVSPvNDFgU_TM74WI1jACP-ubw9z08Bd8LXVR99ZzybTV4Y_gn_z4XQfxpDdieY3Uvl8OFYGRyw-uTs9xGxtOI2odaDkOW3CHnu2vG_yXuCvLlfe9cavBs9QmfZ1Rx9ZclZsI/s320/092111133052.jpg)
Na noite desta quarta-feira dia 28/09/2011 os professores e coordenadores da Escola Bem-Me-Quer irão participar da palestra no SESC - CRATO, do Prof. Dr. Rubém Alves, com o tema: O professor educador e o prazer pela arte de ensinar.
domingo, 25 de setembro de 2011
BULYING, NÃO FAÇO PARTE.
![Bullying - É exercido por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa.](http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/bullying-exercido-por-um-ou-mais-individuos-causando-dor-angustia-com-objetivo-intimidar-ou-agredir-outra-pessoa-1311884814.jpg)
O QUE É BULLYING?
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
O QUE NÃO É BULLYING?
Discussões ou brigas pontuais não são bullying. Conflitos entre professor e aluno ou aluno e gestor também não são considerados bullying. Para que seja bullying, é necessário que a agressão ocorra entre pares (colegas de classe ou de trabalho, por exemplo). Todo bullying é uma agressão, mas nem toda a agressão é classificada como bullying.
Para Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para ser dada como bullying, a agressão física ou moral deve apresentar quatro características: a intenção do autor em ferir o alvo, a repetição da agressão, a presença de um público espectador e a concordância do alvo com relação à ofensa. ''Quando o alvo supera o motivo da agressão, ele reage ou ignora, desmotivando a ação do autor'', explica a especialista.
FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA SITE http://revistaescola.abril.com.br
NOVOS MEIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO BLOG
ACESSEM AS PÁGINAS MATEMÁTICA FÁCIL E PORTUGUÊS FÁCIL E VEJA UM MUNDO DE NOVIDADES DISPONÍVEIS PARA VOCÊ.
sábado, 24 de setembro de 2011
ESCOLA PREPARA A SEMANA DOS III JOGOS INTERNOS
NOS DIAS 11, 13 E 14 DE OUTUBRO SERÃO REALIZADOS NA ESCOLA BEM-ME-QUER OS III JOGOS INTERNOS, COM O OBJETIVO DE LEVAR OS EDUCANDOS AO DESENVOLVIMENTO FÍSICO SAUDÁVEL E A CONQUISTA DE HABILIDADES ESPORTIVAS, VALORIZANDO O QUE FAZEM. ASSIM DIZ O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LEONARDO - " A PRÁTICA DO ESPORTE É UMA NOVA VIDA".
VEJA A DIVERSÃO DO ANO PASSADO - 2010 -
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
ESCOLA SOLIDÁRIA
CGU lança 5º Concurso de Desenho e Redação
PARTICIPE!
Despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, pela ética e pela cidadania por meio da promoção da reflexão e do debate no ambiente escolar. Este é o objetivo da 5ª edição do Concurso de Desenho e Redação, promovido em 2011 pela Controladoria-Geral da União (CGU). Este ano, o tema do concurso é “A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público!”, mesma temática tratada na 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial).
Os trabalhos produzidos devem ser enviados pelas escolas até o dia 28 de outubro de 2011. As escolas que não tiverem condições de imprimir os formulários poderão solicitá-los diretamente à CGU, passando um e-mail para publicacoescgu@cgu.gov.br, com as seguintes informações:
a) nome completo do solicitante e seu vínculo com a escola;
b) nome da escola;
e ) endereço completo da escola, com CEP;
c) número de alunos matriculados em cada ano;
d) quantidade necessária de exemplares de cada peça solicitada;
e ) telefone para contato.
b) nome da escola;
e ) endereço completo da escola, com CEP;
c) número de alunos matriculados em cada ano;
d) quantidade necessária de exemplares de cada peça solicitada;
e ) telefone para contato.
Saiba mais
O material acima também está disponível, de forma permanente, no endereço www.cgu.gov.br/olhovivo, por meio do banner referente ao concurso localizado no canto inferior direito da tela.
Premiação
Na categoria Desenho, serão premiados os alunos dos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos. Já na categoria referente às redações serão premiados os alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos, ensino médio (1º ao 3º ano) e educação de jovens e adultos. Os primeiros colocados receberão certificado e um computador; os segundos colocados, certificado e uma máquina fotográfica digital; e os terceiros, certificado e um aparelho de DVD. Os professores dos primeiros colocados também ganharão um computador.
Todas as escolas que elaborarem e puserem em prática estratégias de sensibilização e mobilização dos alunos em torno do tema do concurso poderão concorrer ao título de Escola-Cidadã. As três escolas com as melhores estratégias receberão um computador, uma máquina fotográfica digital e um aparelho de DVD, além de certificado.
Para as entidades (ong, oscip, fundação etc.) que promovem ações socioculturais com alunos da educação básica, o concurso prevê uma premiação na categoria Entidade-Cidadã, em que o melhor plano de sensibilização, dentre aqueles enviados pelas entidades, será premiado com um certificado, um computador, uma máquina fotográfica digital e um aparelho de DVD.
A avaliação dos trabalhos será feita por Comissão Julgadora a ser designada pela CGU, e o anúncio dos melhores em cada categoria ocorrerá até 25 de novembro de 2011. Os prêmios serão entregues pessoalmente aos vencedores, até o dia 8 de abril de 2012, em cerimônia a ser definida pela CGU.
Concurso de Desenho e Redação da CGU
O Concurso de Desenho e Redação da CGU é promovido no âmbito do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, desde 2007, tendo alcançado a participação de mais de 850 mil alunos em quatro anos. Os temas das edições anteriores do concurso foram: “Como a sociedade pode ajudar no combate à corrupção?” (2007), “O que você tem a ver com a corrupção?” (2008), “Todos pela ética e cidadania: como posso contribuir para uma sociedade melhor?” (2009) e “Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado?” (2010).
Referencia:
http://www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos/4o-concurso-de-desenho-e-redacao/4o-concurso-de-desenho-e-redacao-da-cgu
VESTIBULAR - URCA
A URCA ESTÁ COM INSCRIÇÃO ABERTAS PARA SEU NOVO VESTIBULAR 2012.1
ACESSE PELO LINK E SAIBA TUDO SOBRE O VESTIBULAR:
Síte: http://cev.urca.br/vestibular/
FAMÍLIA TAMBÉM ENSINA...
ESTE É O TEMA DA NOSSA CAMPANHA EDUCATIVA NA ESCOLA, ESTAMOS LIGANDO O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM A FAMÍLIA, O LUGAR MAIS ESPECIAL DA CRIANÇA. FAÇA PARTE DESTA CAMPANHA DEIXE SUA MENSAGEM DE OTIMISMO ABAIXO, DIZENDO POR QUE DEVEMOS AJUDAR A ESCOLA A EDUCAR.
MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Aumento da carga horária terá impacto positivo na aprendizagem, diz Haddad
Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 19:15
O aumento do número de dias letivos, de 200 para 220 dias por ano, ou a ampliação da jornada diária para cinco horas são alternativas em estudo para melhorar a qualidade da educação básica. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 21. ATENÇÃO ALUNO BEM-ME-QUER
ESTAMOS INOVANDO CADA VEZ MAIS, ... ACESSEM AS PÁGINAS ( PORTUGUÊS FÁCIL) E ( MATEMÁTICA FÁCIL) E VEJAM OS VÍDEOS POSTADOS, É FONTE DE APRENDIZAGEM E MUITA ANIMAÇÃO.
AVALIAÇÕES COM SUCESSO
QUERIDOS ALUNOS ....
A ESCOLA BEM-ME-QUER DESEJA A TODOS OS ALUNOS QUE ESTÃO REALIZANDO AS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS ( 3º BIMESTRE) UMA AUTO REALIZAÇÃO E SUCESSO GARANTIDO, MOSTRANDO E CONSEGUINDO BONS RESULTADOS, .... ACREDITEM QUE PODEM E IRÃO CONSEGUIR SUPERAR QUALQUER DIFICULDADE QUE POSSA SURGIR,... NUNCA DESISTAM ... TENTEM E CONSEGUIRÃO O SUCESSO.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
sábado, 17 de setembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)