PROPOSTA PEDAGÓGICA

                                           
ESCOLA BEM-ME-QUER


NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA


“Aos educadores, cabe a consciência da dimensão política do seu fazer pedagógico, e, através dele, posicionar-se a favor da humanidade do homem, que encontra na cidadania um dos seus pressupostos.”

A lei de diretrizes e bases da educação, nº 9.394/96 prevê nos seus artigos 13 e 14 que os estabelecimentos de ensino elaborarão sua proposta pedagógica, respeitando as normas comuns e as de seu sistema de ensino e para tanto, deverão contar com a participação dos profissionais da educação que definirão e cumprirão o plano de trabalho para assim, concretizar a proposta.
Assim, presos a essa fundamentação legal, procuramos retratar neste Projeto Político Pedagógico a identidade da Escolinha Bem-me-quer, projetando suas utopias futuras, seu protagonismo, ousando realizar no hoje novas experiências educacionais.
Entendemos que é preciso investir em novos processos educacionais, em novas metodologias de ensino, enfim, numa nova organização do trabalho na escola, como meio de garantir eficiência e eficácia nos serviços oferecidos.
O Projeto Político Pedagógico vai além de um documento, de uma exigência de documentação a ser guardado.
Aqui está a nossa carta de caminhada!
Aqui estão as nossas coordenadas!
Na Bem-me-quer somos ao mesmo tempo remetentes e destinatários desta missiva. Não podemos, pois ignorar seu conteúdo. Estamos comprometidos com esta causa. Somos responsáveis uns pelos outros para que sejamos resposta sempre novas aos apelos e desafios da historia.

Por isso a Bem-me-quer deseja formar o educando nas seguintes dimensões:
a)Dimensão intelectual – estimulando o espírito de pesquisa, a observação, o pensamento crítico e científico e o reconhecimento dos nossos problemas, projetos e valores;
b)      Dimensão afetiva - emocional – trabalhando em equipe, desenvolvendo consenso e autocontrole, criando laços afetivos através do diálogo durante a preparação e realização dos projetos;
c)   Dimensão política – acompanhamento e evolução do mundo e o seu desenvolvimento sócio-cultural; descobrindo as potencialidades e valores do nosso estado e da nossa cidade e o posicionamento das autoridades constituídas;
d)     Dimensão transcendental – através da valorização do outro e da conscientização do seu papel como agente transformador dentro de cada etapa do seu crescimento.
Nossos compromissos
·   Proporcionar ao educando o máximo de estímulos sensoriais e vivências sociais, para que ele se desenvolva com uma formação ética sólida de comunidade e possa desempenhar bem o seu papel de cidadania.
·   Questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
·   Articular e integrar num processo de discussão Estabelecimento/Comunidade Escolar, elementos norteadores que poderão ser gradativamente incorporados à Proposta do Estabelecimento, com alterações na reorganização da construção pedagógica favoráveis ao sucesso escolar.


MARIA DAS DÔRES QUESADO
      (COORDENADORA PEDAGÓGICA)