NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA
“Aos educadores, cabe a consciência da dimensão política do seu
fazer pedagógico, e, através dele, posicionar-se a favor da humanidade do
homem, que encontra na cidadania um dos seus pressupostos.”
A lei de diretrizes e bases da educação, nº
9.394/96 prevê nos seus artigos 13 e 14 que os estabelecimentos de ensino
elaborarão sua proposta pedagógica, respeitando as normas comuns e as de seu
sistema de ensino e para tanto, deverão contar com a participação dos
profissionais da educação que definirão e cumprirão o plano de trabalho para
assim, concretizar a proposta.
Assim, presos a essa fundamentação legal, procuramos retratar neste
Projeto Político Pedagógico a identidade da Escolinha Bem-me-quer, projetando
suas utopias futuras, seu protagonismo, ousando realizar no hoje novas
experiências educacionais.
Entendemos que é preciso investir em novos processos educacionais, em
novas metodologias de ensino, enfim, numa nova organização do trabalho na
escola, como meio de garantir eficiência e eficácia nos serviços oferecidos.
O Projeto Político Pedagógico vai além de um documento, de uma exigência
de documentação a ser guardado.
Aqui está a nossa carta de caminhada!
Aqui estão as nossas coordenadas!
Na Bem-me-quer somos ao mesmo tempo remetentes e
destinatários desta missiva. Não podemos, pois ignorar seu conteúdo. Estamos
comprometidos com esta causa. Somos responsáveis uns pelos outros para que
sejamos resposta sempre novas aos apelos e desafios da historia.
Por isso a Bem-me-quer deseja formar o educando nas
seguintes dimensões:
a)Dimensão intelectual – estimulando o
espírito de pesquisa, a observação, o pensamento crítico e científico e o
reconhecimento dos nossos problemas, projetos e valores;
b)
Dimensão afetiva - emocional – trabalhando em equipe,
desenvolvendo consenso e autocontrole, criando laços afetivos através do diálogo
durante a preparação e realização dos projetos;
c) Dimensão
política – acompanhamento e evolução do mundo e o seu desenvolvimento
sócio-cultural; descobrindo as potencialidades e valores do nosso estado e da
nossa cidade e o posicionamento das autoridades constituídas;
d)
Dimensão transcendental – através da valorização do
outro e da conscientização do seu papel como agente transformador dentro de
cada etapa do seu crescimento.
Nossos compromissos
·
Proporcionar ao educando o máximo de estímulos
sensoriais e vivências sociais, para que ele se desenvolva com uma formação
ética sólida de comunidade e possa desempenhar bem o seu papel de cidadania.
· Questionar a realidade formulando problemas e
tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a
criatividade, a intuição, a capacidade de análise, selecionando procedimentos e
verificando sua adequação.
· Articular e integrar num processo de discussão Estabelecimento/Comunidade
Escolar, elementos norteadores que poderão ser gradativamente incorporados
à Proposta do Estabelecimento, com alterações na reorganização da construção
pedagógica favoráveis ao sucesso escolar.
(COORDENADORA PEDAGÓGICA)